Publicado em Cidadania e Desenvolvimento

6ºA – Trabalhos realizados em Cidadania e Desenvolvimento sobre a comemoração do 1º de maio

O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente a 1º de Maio, sendo feriado em Portugal e em vários países da Europa. Não é um feriado mundial, embora seja cumprido em vários países do mundo, como no Brasil.

A data remonta ao dia 1º de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.

Isaac

 

Assisti a um vídeo que mostrava os problemas que os trabalhadores enfrentaram antes do dia 1 de maio de 1886.

As horas de trabalho chegavam a quase 17 horas diárias e raramente havia pausas para alimentação e para irem à casa de banho.

Os patrões eram ambiciosos a ponto de obrigarem os trabalhadores a trabalhar mais só para seu próprio benefício e não lhes pagavam o que deviam.

O dia 1 de maio foi estabelecido como o “Dia do Trabalhador” devido às manifestações em busca de melhores condições de trabalho, tal como diminuir 17 horas de trabalho para 8 horas diárias, entre outras regalias.

Beatriz Duarte

 

     Os problemas dos trabalhadores, eram não fazerem pausa, não poderem ir à casa de banho e trabalhavam quase as 24 horas.

Os trabalhadores estavam muito cansados de tantas horas de trabalho.

Um dia revoltaram-se era o dia um de maio de 1886. Desde esse dia ficou lembrado como o dia do trabalhador.

 Laura Da Costa Oliveira       

 

 

Porque o 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho?

Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Estados Unidos.

Não é apenas no Brasil que o dia 1º de maio é feriado.

Nesta data, os trabalhadores descansam (e também realizam manifestações) na América do Sul e no México, em quase toda a Europa Ocidental, na Rússia, na Índia, na China e na maior parte dos países da África. A data foi escolhida em homenagem ao esforço dos trabalhadores dos Estados Unidos, que, num sábado, 1º de maio de 1886, foram às ruas das maiores cidades do país para pedir a redução da carga horária máxima de trabalho por dia.

A luta dos manifestantes foi bem-sucedida: na virada do século 20, boa parte dos trabalhadores do país já seguia o ritmo de 8 horas diárias – antes, era comum os americanos ficarem nos empregos nada menos do que 100 horas por semana, o equivalente a aproximadamente 16 horas para cada um dos seis dias de ocupação.

A luta dos americanos foi reconhecida rapidamente na Europa, onde já em 1890 o Primeiro de Maio começou a ser marcado por cerimônias e manifestações. Desde então, a data foi se difundindo por todo o mundo. Hoje é celebrada em mais de 80 países – no Brasil, o Dia do Trabalhador é celebrado desde 1925. Curiosamente, nos próprios Estados Unidos, a data é celebrada em uma ocasião diferente, a primeira segunda-feira de setembro. Hoje este dia é comemorado em todo o mundo.

Letícia

 

 

Há algum tempo atrás os trabalhadores não tinham condições de trabalho pois trabalhavam mais de 17h, não tinham pausas para comer ou ir à casa de banho.

No dia 1 de maio de 1886 foi iniciada uma greve na cidade de Chicago, nos EUA, com o objetivo dos trabalhadores de conseguirem condições, horários e salários. Mas a manifestação não acabou bem, houve mortes e detenções de trabalhadores e os que ficaram e outros que foram contratados para substituir os que tinham sido mortos ou detidos foram obrigados a trabalhar ainda mais.

Alguns anos mais, em 1889, a manifestação sem êxito de 1886 deu lugar à vitória dos trabalhadores que conseguiram reivindicar os seus direitos.

🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹

A partir daí em todos os cantos do mundo passou-se a celebrar este dia. Em Portugal também é feriado para comemorar o dia que passou a ser O DIA DO TRABALHADOR.

Maria

 

           Há muito tempo nos Estados Unidos da América (EUA) em 1886, os trabalhadores eram escravizados a trabalhar dia e noite sem parar, nem sequer podiam fazer uma pausa. Os patrões sempre que iam lá, diziam para trabalhar muito mais, ou seja, não tinham liberdade para dizerem que não era justo tantas horas de trabalho.

Até que um dia (1º de maio), os trabalhadores fartaram-se de trabalhar e decidiram revoltar-se contra os patrões. Os trabalhadores eram muitos, e acabaram por ganhar a sua luta de trabalharem menos horas. Assim este dia, o 1º de maio comemora-se “O Dia do trabalhador”.

  Matias Oliveira                                                    

Antigamente, os trabalhadores não tinham os mesmos direitos que agora. Eles não podiam descansar e trabalhavam mais de 17 horas por dia, não podiam fazer pausas para ir á casa de banho e também não podiam comer.

Naquela altura os patrões só se importavam com eles, e por isso não respeitavam os direitos aos trabalhadores, queriam sempre mais, da capacidade dos trabalhadores. Os patrões tratavam mal os trabalhadores e nunca estavam satisfeitos.

O dia 1 de maio é comemorado em memória aos trabalhadores que se uniram e exigiram que tivessem condições de trabalho, direitos que pudessem fazer com que trabalhassem durante um tempo limitado, pudessem ter pausas para comer ou ir á casa de banho.

Este dia é importante pois mostra que todas as pessoas merecem ver os seus direitos de trabalhadores respeitados.

Rafaela Amaral       

 

 

 

O 1º de maio, ou dia do trabalhador, é uma data comemorada internacionalmente e dedicado aos trabalhadores.

A festa é hoje celebrada, no dia 1 de maio em quase todos os países do mundo.

Em 1886, uma greve foi iniciada em Chicago com o objetivo, de conquistar condições melhores de trabalho, como: Redução da jornada diária para 8 horas, já que em imposição dos patrões era uma jornada que chegava a 17 horas de trabalho sendo quase uma escravatura.

Os trabalhadores manifestaram-se, o objetivo desta manifestação era reforçar o significado da data, como um dia de luta pelos próprios trabalhadores.

Essas lutas não foram em vão, pois, os trabalhadores de todo o mundo conquistaram uma série de direitos.

Tiago André

 

A cada ano, no primeiro dia do mês de maio, é comemorado o Dia Internacional Do Trabalhador em vários países.

A data serve para celebrar a classe trabalhadora e as conquistas trabalhistas. A escolha da data foi feita em homenagem a uma manifestação histórica realizada em 1886 por trabalhadores de Chicago, cidade mais populosa dos Estados Unidos. Na época as condições de trabalho eram desumanas. Saíram às ruas manifestando a redução da carga horária de trabalho (13 horas para 8 horas). Fizeram uma greve geral no país no dia 3 e 4 de maio deste mesmo ano, policiais e manifestantes entraram em conflito, houve uma grande explosão, uma bomba matou e feriu tanto manifestantes como polícias. A polícia atirou contra os manifestantes, ferindo dezenas e causando algumas mortes. Os líderes do movimento foram presos, sendo que alguns deles foram executados.

Os eventos acima descritos foram denominados como a revolta de Haymarket e inspiram a escolha da data para o Dia de Trabalho.

As manifestações ocorridas em Chicago serviram também como símbolo da luta por direitos trabalhistas e inspiração para novos protestos em todo o mundo.

Assim, a data foi escolhida em muitos outros anos para novas manifestações. Muitas delas também sofreram repressão policial, o que reforçou o primeiro de maio como símbolo das reivindicações pela ampliação de direitos dos trabalhadores.

Historicamente a data foi ganhando cada vez mais importância.

Martim Costa

 

O dia do trabalhador

O dia do trabalhador, dia internacional dos trabalhadores ou festa do trabalhador é uma data comemorativa celebrada todos os anos no dia 1 de maio em quase todos os países do mundo sendo em muitos deles considerado feriado.

Esta celebração teve início no dia 1 de maio de 1886 com uma greve na cidade norte-americana de Chicago com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente reduzir as horas diárias feitas pois muitas das vezes chegava as 17h diárias sendo que o pretendido e justo é apenas 8h diárias.

Esta revolução fez com que atualmente as nossas condições de trabalho sejam melhores, com horários flexíveis pagamentos no prazo e melhoria de condições de trabalho.

CURIOSIDADE: Sabiam que a Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e Canada celebram este dia sem ser no dia 1 de maio, devido há diferencia de horários existentes eles celebram antes ou depois do dia 1.

A MINHA OPINIÃO: Na minha opinião esta mudança foi necessária para o bem dos trabalhadores pois nem sempre trabalhar muitas horas em condições insuficientes trazem um trabalho bom e bem feito nem sempre quantidade significa qualidade e depressa e bem não há quem.

  Mariana Almeida Correia

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s