Publicado em Cidadania e Desenvolvimento

Liberdade ontem e hoje – Trabalhos de Cidadania e Desenvolvimento

Na disciplina de HGP estamos a abordar o tema de “Salazar e a construção do Estado Novo”. Esta época é caraterizada pela privação das liberdades individuais das pessoas, nomeadamente, a privação de liberdade por ideias, formas de expressão, atitudes e comportamentos impostas pelo governo da época. Foi um tempo difícil para muita gente. 

            Hoje estamos privados de outras formas de liberdade e por outros motivos todo o mundo vive com uma ameaça à saúde pessoal e pública que põem em risco a nossa vida. 

           Faz um pequeno texto onde compares as razões que levaram à privação de liberdade das pessoas no Estado Novo e as que estamos a viver agora passados 46 anos do 25 de abril que nos trouxe a liberdade.

No tempo de Salazar a Pide estava em todo o lado a ver que falava mal do governo, mas agora já não existe a Pide.

Nos tempos de agora ninguém é preso por falar mal do governo. Estamos impedidos de circular, mas podemos expressar-nos livremente.

Anais, 6º B

 

Durante o Estado Novo as pessoas não tinham nem liberdade de expressão nem liberdade em nenhum aspeto. As pessoas eram controladas pela PIDE.

Havia muita desigualdade entre as pessoas, os ricos eram muito ricos e os pobres eram os “escravos” deles e trabalhavam só para comer.

Atualmente estamos a viver um período sem liberdade derivado a um vírus, que para nossa proteção, temos de estar em casa. Podemos dizer o que nos apetece, falarmos com quem queremos através das novas tecnologias. Eu, tenho em casa tudo o que me faz falta.

As duas faltas de liberdade são realidades totalmente diferentes, a todos os níveis (económicos/financeiros, de expressão e liberdade de livre circulação, etc…) e a de hoje, passará depressa e ficará tudo bem, comparando com a do Estado Novo.

Francisco Rodrigues, 6º B

 

Liberdade no Estado Novo

Durante o Estado Novo, as pessoas não tinham liberdade.   Como era Salazar a governar era ele que fazia as leis, então toda a gente tinha de lhe obedecer. Ele tinha muito poder e como queria ficar a mandar no país, proibiu a existência de outros partidos, reforçou a censura, proibiu que falassem mal da política dele e mandou prender, e torturar toda a gente que não cumpria as regras. Sendo assim, as pessoas não tinham liberdade de expressão, de pensamento, de gosto, de vestuário, etc.

Liberdade agora

           Agora, surgiu uma pandemia, que nos priva de algumas liberdades.  Em 2019 surgiu o coronavírus (covid-19), que é uma doença muito contagiosa. Para não a apanharmos temos que ficar em casa e só sair à rua quando é mesmo necessário. Quando saímos temos que manter distância uns dos outros de um metro e meio, dois metros, temos que usar máscara se possível evitar tocar em muitas coisas; quando chegamos a casa evitamos tocar em alguém e em coisas, antes de nos irmos lavar e trocar de roupa. Sendo assim, não temos a liberdade de nos juntarmos e de estar fora de casa.

Mafalda, 6º B

 

 

 

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s