Publicado em Cidadania e Desenvolvimento

Liberdade ontem e hoje – Trabalhos de Cidadania e Desenvolvimento

Na disciplina de HGP estamos a abordar o tema de ‚ÄúSalazar e a constru√ß√£o do Estado Novo‚ÄĚ. Esta √©poca √© caraterizada pela priva√ß√£o das liberdades individuais das pessoas, nomeadamente, a priva√ß√£o de liberdade por ideias, formas de express√£o, atitudes e comportamentos impostas pelo governo da √©poca. Foi um tempo dif√≠cil para muita gente.¬†

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Hoje estamos privados de outras formas de liberdade e por outros motivos todo o mundo vive com uma amea√ßa √† sa√ļde pessoal e p√ļblica que p√Ķem em risco a nossa vida.¬†

¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬†Faz um pequeno texto onde compares as raz√Ķes que levaram √† priva√ß√£o de liberdade das pessoas no Estado Novo e as que estamos a viver agora passados 46 anos do 25 de abril que nos trouxe a liberdade.

No tempo de Salazar a Pide estava em todo o lado a ver que falava mal do governo, mas agora j√° n√£o existe a Pide.

Nos tempos de agora ninguém é preso por falar mal do governo. Estamos impedidos de circular, mas podemos expressar-nos livremente.

Anais, 6¬ļ B

 

Durante o Estado Novo as pessoas n√£o tinham nem liberdade de express√£o nem liberdade em nenhum aspeto. As pessoas eram controladas pela PIDE.

Havia muita desigualdade entre as pessoas, os ricos eram muito ricos e os pobres eram os ‚Äúescravos‚ÄĚ deles e trabalhavam s√≥ para comer.

Atualmente estamos a viver um período sem liberdade derivado a um vírus, que para nossa proteção, temos de estar em casa. Podemos dizer o que nos apetece, falarmos com quem queremos através das novas tecnologias. Eu, tenho em casa tudo o que me faz falta.

As duas faltas de liberdade são realidades totalmente diferentes, a todos os níveis (económicos/financeiros, de expressão e liberdade de livre circulação, etc…) e a de hoje, passará depressa e ficará tudo bem, comparando com a do Estado Novo.

Francisco Rodrigues, 6¬ļ B

 

Liberdade no Estado Novo

Durante o Estado Novo, as pessoas não tinham liberdade.   Como era Salazar a governar era ele que fazia as leis, então toda a gente tinha de lhe obedecer. Ele tinha muito poder e como queria ficar a mandar no país, proibiu a existência de outros partidos, reforçou a censura, proibiu que falassem mal da política dele e mandou prender, e torturar toda a gente que não cumpria as regras. Sendo assim, as pessoas não tinham liberdade de expressão, de pensamento, de gosto, de vestuário, etc.

Liberdade agora

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Agora, surgiu uma pandemia, que nos priva de algumas liberdades.¬†¬†Em 2019 surgiu o coronav√≠rus (covid-19), que √© uma doen√ßa muito contagiosa. Para n√£o a apanharmos temos que ficar em casa e s√≥ sair √† rua quando √© mesmo necess√°rio.¬†Quando sa√≠mos temos que manter dist√Ęncia uns dos outros de um metro e meio, dois metros, temos que usar m√°scara se poss√≠vel evitar tocar em muitas coisas; quando chegamos a casa evitamos tocar em algu√©m e em coisas, antes de nos irmos lavar e trocar de roupa.¬†Sendo assim, n√£o temos a liberdade de nos juntarmos e de estar fora de casa.

Mafalda, 6¬ļ B

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Est√° a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sess√£o /  Alterar )

Google photo

Est√° a comentar usando a sua conta Google Terminar Sess√£o /  Alterar )

Imagem do Twitter

Est√° a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sess√£o /  Alterar )

Facebook photo

Est√° a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sess√£o /  Alterar )

Connecting to %s