No âmbito do Projeto: “O que nos liga ao mundo”, os professores das várias disciplinas que constituem a equipa pedagógica das turmas A e B do 5º ano planificaram uma atividade, que tinha como objectivo principal levar os alunos a olhar, de uma forma diferente, uma parte do mundo que os rodeia.
Além disso, tentou-se articular os saberes das várias disciplinas, levar os alunos a interagir uns com os outros, trabalhando individualmente numas tarefas e em equipa noutras, levar os alunos a conhecerem melhor os espaços naturais (a mata), que temos ao lado da nossa escola e, por fim, levar os alunos a refletirem sobre o quanto estamos a prejudicar esses mesmos espaços e o que é que poderemos fazer para deixar o mundo em que vivemos “um pouco melhor”.
Cada passo que vamos dando serve para nos ligarmos um pouco mais ao mundo…
Apresentamos algumas imagens e divulgamos os textos escolhidos de entre os que foram elaborados, em pares nas aulas de Português, pelos alunos das turmas A e B do 5º ano.
A nossa aula de campo
A nossa aula de campo foi na quinta-feira, à tarde, dia 15 de Novembro.
Antes de sairmos da Escola Básica Ferreira Lapa, parámos para os professores nos explicarem o que tínhamos de fazer e para nos darem uma ficha/roteiro com exercícios propostos por todas as disciplinas e a que devíamos dar resposta, individualmente e em grupo.
Depois, fomos todos explorar a mata. A mata era pequena, mas muito bonita. Pudemos verificar que havia vários tipos de árvores e alguns arbustos: carvalhos, pinheiros, castanheiros, eucaliptos, mimosas, …
Pediram-nos que recolhêssemos dez tipos de folhas diferentes e nós conseguimos encontrar folhas de forma oval, pontiagudas, de cor vermelha, amarela, laranja e castanha.
Nessa mata, infelizmente, também havia muita poluição. Espalhados pelo terreno observámos: cabides, colheres, pilhas, plásticos, garrafas de vidro, rolhas, pedaços de tecidos, entre outros.
Na ficha os professores pediam para medirmos a área e o perímetro do terreno, que já tinha sido delimitado com umas estacas por um dos professores, por isso pegámos nas fitas métricas e, em grupo, lá fizemos as medições.
Desenhámos o que nos chamou mais a atenção naquele sítio, corremos ao ar livre, conversámos com os nossos colegas e, no final, apanhámos o lixo que havia na mata e esta ficou mais limpa!
A minha parte favorita foi quando medimos o perímetro e calculámos a área, mas foi uma tarde muito divertida e uma experiência enriquecedora!
Anais, nº 1 e Maria Carvalho, nº 10 – 5º B
A aventura na mata
No dia quinze de novembro de 2018, as turmas do 5ºA e 5ºB foram fazer uma saída de campo, à tarde, para uma mata perto da nossa escola.
Quando chegámos ao local deram-nos uma ficha, para preenchermos. A ficha continha várias atividades, como por exemplo: representar as várias árvores que encontrámos na mata, escrever os nomes das árvores lá encontradas, apanhar o lixo aí presente, medir a mata e dizer como estava o tempo e o que sentimos quando lá chegámos.
Divertimo-nos muito, todos juntos, achamos que foi uma atividade que se deve repetir mais vezes, porque nós tomamos consciência de que devemos proteger o planeta terra.
Pensamos que todos os professores e em todas as escolas deviam fazer isso com os seus alunos, porque estas atividades nos fazem reflectir sobre como cuidar melhor do planeta para não ser destruído.
Matias Oliveira 5ºA
Rafaela Amaral 5ºA
Uma aventura na mata
No passado dia 15 de novembro de 2018 fizemos uma saída de campo e preenchemos uma ficha onde enumerámos as árvores, medimos a mata e fomos apanhar o lixo, que lá encontrámos, para reciclar.
Esta atividade realizou-se em conjunto com a turma do 5ºB, no âmbito do projeto que se está a desenvolver em DAC (Domínio da Autonomia Curricular. O tema escolhido para o projeto é “O que nos liga ao mundo”.
Na mata encontrámos árvores como o eucalipto, o castanheiro, o carvalho, o pinheiro, a mimosa, etc. Identificamos as folhas destas árvores e de outras plantas lá presentes com o auxílio de uma lupa. As professoras e os professores emprestaram-nos fitas métricas e, em conjunto, os elementos de cada grupo mediram a área e o perímetro da mata.
Já quase a terminar apanhámos o lixo presente na mata e depois de todos os grupos descobrirem o lixo que conseguiram, reunimo-nos e separámos o lixo de todos os grupos em sacos diferentes, que trouxemos para a escola. Posteriormente, os professores foram depositar esses lixos nos respetivos ecopontos de reciclagem.
Esta atividade ajudou o ambiente, ajudou a que nos ligássemos ainda mais ao mundo, foi muito divertida e educativa.
Maria Gomes, nº 10, 5º A e Martim, nº 12, 5º A